DESPORTO: Novo presidente da AF Porto ainda não tem data para inicio dos campeonatos [C/AUDIO]

José Manuel Neves

Ainda não há uma data definida para o pontapé de saída nos campeonatos da Associação de Futebol do Porto (AFP) na temporada 2020/2021.

O recém-eleito presidente da AFP não exclui a hipótese das principais provas seniores arrancarem “a meio de setembro”, mas “não é uma certeza”. José Manuel Neves sublinha que o inicio das competições depende “da evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal”

“Nós estamos a gerir o dia a dia, e é com base nisso que temos de trabalhar. Não podemos ainda adiantar uma data porque amanhã poderíamos correr um risco que colocaria em causa a vida e a saúde das pessoas. E isso não o podemos fazer”, adverte.


Apesar das incertezas e indefinições sobre o arranque da nova época, o mercado está movimentado, com vários clubes, sobretudo da Divisão de Elite, muito ativos na construção dos plantéis e apostados em lutar pela promoção ao Campeonato de Portugal (CdP).

Há rumores de que no final da próxima temporada pode ascender aos nacionais um lote alargado de equipas. No entanto, José Manuel Neves considera que, nesta altura, “é prematuro falar sobre a época 2021/2022”.

Em relação à criação de uma nova divisão, denominada de ‘Super Elite’, o novo presidente AFP é taxativo: “nunca ouvi falar numa coisa dessas”.


“Mas os clubes são soberanos para proporem à AFP aquilo que entenderem mais conveniente para eles. Se os atuais clubes da Elite entenderem que nós deveremos enveredar por esse caminho, é uma questão de dialogarmos, mas não tenho conhecimento de nada disso”, acrescenta.

José Manuel Neves tomou posse, na passada sexta-feira, como presidente da maior associação distrital do país, após vencer as eleições realizadas no dia anterior, com 96% dos votos.

O dirigente, de 65 anos, que está na AFP desde 1987, considera que “a votação exprime um voto de confiança dos clubes”.


José Manuel Neves, que sucede a Lourenço Pinto, que ocupou o cargo nos últimos 13 anos, adianta que “seria uma insensatez não seguir o trilho do sucesso que foi traçado nos últimos anos” pelo seu antecessor.

Admite que tem como grande objetivo a construção de uma Academia da AFP, ainda sem local definido, mas que conceda às seleções portuguesas e aos árbitros as condições necessárias para treinarem ao mais alto nível.

Porém, reconhece que esta é uma ambição que pode não ser concretizável a curto prazo, devido aos obstáculos criados pela pandemia da Covid-19.

“O mandato é de quatro anos, e não enjeitamos em fazer aquilo que pensamos, mas temos agora pela frente dificuldades imensas. Vamos ter de analisar muito bem para onde queremos caminhar”, sustenta.


AF Porto tem mais de 300 filiados, mais de 35 mil atletas, cinco mil treinadores, 400 árbitros e organiza mais de mil jogos por semana. José Manuel Neves promete marcar a sua atuação em quatro eixos fundamentais: “simplicidade, proximidade, dedicação e justiça”.


“Isto significa várias coisas, entre as quais diálogo. Antes de fazermos o que quer que seja teremos de dialogar com os nossos clubes, no sentido de procurar a sua opinião e saber por onde querem caminhar”.

Os restantes órgãos sociais serão liderados por José Ricardo Gonçalves (Mesa da Assembleia Geral), Américo Araújo (Conselho Fiscal), José Joaquim Almeida Lopes (Conselho de Justiça), Vítor Carvalho (Conselho Técnico), Celestina Maia (Conselho de Disciplina) e Carlos Carvalho (Conselho de Arbitragem, que preside desde 1994).

[Foto: Ana Fonseca / Global Imagens]