Cinfães: Novo Centro Social da Paróquia de Fornelos recebe apoio financeiro através do programa PARES 3.0 [C/AUDIO]

CSFornelos2_2022.06.09

O novo edifício do Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos destinado ao apoio domiciliário, vai ser financiado através do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – PARES 3.0.

O protocolo de financiamento vai permitir o alagamento da resposta de 30 para 80 utentes.

Para o padre Fabrício Pinheiro, da paróquia de Fornelos, este apoio financeiro “é sem dúvida uma mais-valia”.

“Claro que nunca cobrirá a totalidade da despesa, porque esta ultrapassa os 200 mil euros. É nesse valor que está orçamentado o projeto e nós vamos receber cerca de 110 mil euros”, acrescenta.

O novo equipamento vai nascer da reconversão da antiga Escola de Macieira cedida por comodato, pelo Município de Cinfães, à paróquia de Fornelos.

Ao contrário daquilo que tem sido veiculado “aquilo que está claro, mesmo a nível de protocolos com a Segurança Social, é o serviço de apoio domiciliário. É apenas esta a valência que atualmente temos”, realça o sacerdote.

As obras já estão no terreno, prevendo-se a sua conclusão entre o final deste ano e o início do próximo.

“A obra está num terço da sua realização e, contamos até finais deste ano, que os trabalhos estejam mais ou menos alinhavados com o projeto, até porque a candidatura não nos deixa fugir muito do prazo estipulado, que é de doze meses”, conclui.

 


Fabrício Pinheiro | Pároco de S. Martinho de Fornelos