O Município de Penafiel vai construir as rotundas no cruzamento da Estrada Nacional (EN) 106 com a Zona Industrial Nº2 e no acesso à portagem da Auto Estrada A4. A empreitada já tem o visto do Tribunal de Contas.
A informação foi avançada pelo presidente da edilidade penafidelense, Antonino de Sousa, no seguimento da assinatura do contrato de gestão da nova Central de Transportes. Segundo o autarca, a obra deverá começar ainda este mês.
Recorde-se que esta é uma intervenção que, “pelo seu caráter de urgência e por falta de resposta e de ação por parte das entidades competentes – Governo e Infraestruturas de Portugal (IP)”, vai ser assumida pela câmara de Penafiel, num investimento de mais de um milhão e setecentos mil euros, foi referido na ocasião.
Com a construção destas rotundas – uma no cruzamento da EN106 com a Zona Industrial Nº2 e outra no acesso à portagem da A4 -, o Município prevê reduzir a sinistralidade numa zona sensível.
Além disso, a intervenção naquele troço, vai também permitir a redução do trânsito dentro da própria autoestrada que, em determinadas ocasiões, chega a ficar congestionada na saída para Penafiel.