Marisa Monte e Adriana Calcanhoto vão marcar presença na 17ª edição do Escritaria, Festival Literário de Penafiel, que homenageia o músico, compositor, poeta e artista visual Arnaldo Antunes.
Dedicado a celebrar a obra do artista brasileiro, o Escritaria vai decorrer de 21 a 27 de outubro e contará com uma programação que espelha o caráter multidisciplinar do homenageado, contando com espetáculos e momentos musicais.
“O festival Escritaria pretende homenagear todos os autores da lusofonia, e, esta edição é ainda mais especial, porque vai trazer convidados de reconhecimento internacional, como é o caso da Marisa Monte, da Adriana Calcanhoto, e grandes convidados que se quiseram juntar a Penafiel para celebrar e homenagear o Arnaldo Antunes”, explica Daniela Oliveira, vereadora com o pelouro da cultura do município de Penafiel.
O programa compreende um conjunto de ações transversais, desde concertos a conversas e debates. As crianças das escolas vão participar em oficinas e na apresentação do livro “O Peso das Palavras” de Luísa Sobral.
Para Daniela Oliveira, “Escritaria é único, e é único não só porque homenageia autores vivos, a sua vida e obra, mas também porque envolve toda a comunidade para celebrar o autor homenageado”.
“Temos também a presença forte dos nossos lojistas através da Associação Empresarial de Penafiel, que já estão a decorar as suas montras associadas ao autor homenageado. Portanto, temos aqui um grande envolvimento da nossa comunidade e acho que é isso que diferencia o nosso festival de qualquer outro festival literário”, conclui.
Com exceção da apresentação do catálogo do Escritaria 2023 e a exibição do documentário “Com a palavra”, que terão lugar no Recreatório Paroquial, todas as atividades terão como casa o Ponto C, espaço inaugurado recentemente.