O Município de Penafiel vai comparticipar com meio milhão de euros a criação de 124 novas vagas em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), tendo celebrado protocolos de compromisso com três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.
A Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos e a Associação de Solidariedade Social de Vila Cova vão construir novas ERPI’S, enquanto, no caso do Centro Social e Paroquial de Santo Estêvão de Oldrões, trata-se da ampliação das atuais instalações.
Para Daniela Oliveira, vereadora com o pelouro da família e inclusão social, este apoio é justificado com “a necessidade premente” de abertura de novas vagas para receber os idosos que se encontram em lista de espera.
“A lista de espera é imensa e a nossa preocupação é sempre estar ao lado das nossas IPSS’S, que se preocupam com as pessoas mais vulneráveis, neste caso com os nossos sénios, que não têm vaga em lar”, refere.
Os projetos da Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos e da Associação de Solidariedade Social de Vila Cova estão abrangidos por financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do programa PARES 3.0. O Centro Social e Paroquial de Santo Estêvão de Oldrões viu a candidatura para a ampliação das instalações chumbada pelo PRR.
“As associações têm aqui um grande investimento para suportar e a câmara municipal apoia no valor correspondente ao investimento que cabe à instituição”, nota Daniela Oliveira.
O Município de Penafiel vai comparticipar os 15% do valor correspondente à parte privada dos projetos.