Arrancou, hoje, em Penafiel, a 45.ª edição da Feira Agrícola do Vale do Sousa (AGRIVAL), um dos maiores certames agrícolas do Norte e Centro do país. A sessão de abertura contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
Até 30 de agosto, mais de 300 expositores vão marcar presença no certame, que mantém a agricultura como principal identidade, mas reúne também gastronomia, artesanato, comércio, serviços, exposição de gado e cavalos, viaturas e novas tecnologias.
João Paulo Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Penafiel Ativa, sublinha que a agricultura continua a estar no centro da AGRIVAL, apesar da diversificação do evento.
“A matriz da Agrival continua a ser uma matriz fortemente ligada à agricultura. Nós nunca quisemos e não queremos, obviamente, perder esta nossa característica e a nossa identidade relativamente à agricultura.”
O responsável destaca, contudo, a capacidade de adaptação da feira, que ao longo dos anos passou a integrar novas áreas e propostas para diferentes públicos.
A edição deste ano apresenta também novidades na área tecnológica, com empresas ligadas à digitalização e a outros serviços tecnológicos a marcarem presença no certame.
Outra das novidades é a intervenção realizada no Pavilhão AGRIVAL. Segundo João Paulo Oliveira, foram concretizadas obras de remodelação com um investimento “significativo”, nomeadamente nas áreas energética e acústica, com a substituição de caixilharias, painéis laterais e cobertura, bem como a instalação de novos sistemas de ar condicionado e recirculação de ar.
O objetivo, explica, passa por “melhorar as condições de acolhimento de visitantes e expositores e garantir maior conforto durante o certame”.
A programação da AGRIVAL inclui ainda música, gastronomia e animação, com artistas nacionais, grupos da região e atuações de DJs no palco 2.
João Paulo Oliveira deixa, por isso, o convite para uma visita ao certame: “Venham visitar-nos, venham divertir, venham almoçar ou jantar, venham ouvir cantores nacionais, ouvir também aquilo que melhor temos aqui na região”.
A 45.ª edição da AGRIVAL decorre em Penafiel até ao dia 30 de agosto.
