Penafiel recebe, a 9 de outubro, mais um workshop do Acelerar o Norte, um programa de capacitação digital das micro e pequenas e médias empresas (PME). A sessão vai decorrer no auditório da associação empresarial local.
O projeto, dirigido a empresários dos setores do comércio, serviços pessoais e de restauração e similares, visa qualificar as micro e pequenas e médias empresas para as vantagens da implementação de um modelo de negócio digital.
Este programa pretende “impactar” cerca de 9 mil empresas da região norte de Portugal, como aceleradoras do comércio digital, instaladas em todas as suas sub-regiões.
O objetivo principal do projeto é “auxiliar as pequenas e médias empresas do comércio, dos serviços e da restauração e similares a transitarem digitalmente, isto é, transformarem os seus melhores negócios com vista a alcançar mais clientes e a aumentar o seu volume de vendas”, explica o gestor territorial e da capacitação do Acelerar o Norte, Francisco Moreira.
O projeto Acelerar o Norte é um projeto promovido em consórcio pela Confederação de Comércio de Portugal (CCP), a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AREHSP) e a Associação da Economia Digital (ACEPI), e tem um financiamento de 19 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Estão empenhados na dinamização deste programa um grupo de cerca de quarenta técnicos. Francisco Moreira nota que a transição do comércio para o formato digital é um percurso em desenvolvimento.
“Inicialmente é feita uma avaliação do estado de cada negócio. Não interessa definir um plano sem conhecermos a realidade de cada negócio e a realidade da região. Depois de conhecida essa realidade, é definido um plano da transição digital. Como é que o fazemos?, com ações de capacitação e sensibilização no território, dirigidas aos empresários para que eles e os recursos humanos das empresas consigam autonomamente também investir no digital”, acrescenta.
Para complementar os workshops, o projeto Acelerar o Norte, em breve, irá criar a Academia Digital, uma plataforma online de aprendizagem (de acesso gratuito), com conteúdos na área digital.