O Multiusos de Paredes acolhe na quinta-feira o “Dia Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas 2025”, uma cerimónia nacional que vai distinguir 2050 escolas portuguesas com a Bandeira Verde Eco-Escolas, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade ambiental no ano letivo 2024/2025.
O evento, organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), em parceria com a Câmara Municipal de Paredes, contará com cerca de 4 mil participantes, entre alunos, professores, técnicos municipais e representantes de instituições ligadas à educação e ao ambiente.
O galardão Eco-Escolas distingue anualmente os estabelecimentos de ensino que implementam boas práticas ambientais, envolvendo a comunidade escolar em projetos que promovem a educação para o desenvolvimento sustentável. Este ano, os principais temas trabalhados pelas escolas foram: Água, Resíduos, Energia, Biodiversidade – preservar e regenerar, Espaços Exteriores e Ação Climática.

Durante o evento serão ainda entregues os prémios relativos aos desafios Eco-Escolas 2024/25 e reconhecidas iniciativas de destaque, como os Eco-Agrupamentos, Escolas Madrinha e Municípios Parceiros.
O concelho de Paredes, anfitrião da cerimónia, tem este ano 30 escolas distinguidas como Eco-Escolas, o que representa 75% das escolas públicas do município.
Em Portugal, o Programa Eco-Escolas é coordenado pela ABAAE, com o apoio dos Ministérios da Educação e do Ambiente.

