O auditório da Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis, em Paços de Ferreira, vai receber um programa cultural comemorativo do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, no dia 8 de abril, entre as 15:30 e as 16:45.
Designado de “Douro, Tâmega e Sousa evoca Camilo”, o evento dedicado ao legado literário do escritor e ao seu contacto com a região, é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, através da Rede Intermunicipal de Bibliotecas (RELER) que comemora o terceiro aniversário na mesma data.
“Apesar de não ser natural da região, Camilo Castelo Branco deixou vestígios do seu contacto com o território em algumas das suas obras e, por isso, achamos por bem dedicar um dia da rede a este escritor bastante conceituado”, referiu Dulce Freitas, coordenadora da RELER.
De acordo com a responsável, “a iniciativa pretende ser um momento cultural, uma amostra, um pouco, com a contribuição das 11 Bibliotecas Municipais do Douro, Tâmega e Sousa, que colaboram com vários momentos para este evento”.
Sendo o dia 8 de abril também o dia em que se assinala o 3.º aniversário da constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Douro, Tâmega e Sousa, que tem como objetivo “melhorar o serviço” prestado aos munícipes e a todos os cidadãos
O programa compreende um momento cultural com a participação de vários convidados que vão abordar algumas questões relacionadas com Camilo, complementado com outras iniciativas.
“Para além de termos momentos de música, haverá a declamação de alguns poemas, um momento breve da Jangada Teatro com a peça ‘O Feitiço’, e depois temos pequenos apontamentos de estudiosos que nos falam sobre a presença de Camilo e a relação deste com a região. Esta iniciativa será breve, mas pretendemos no futuro explorar mais esta temática”, salienta.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, limitada à lotação do espaço.