A Junta de Freguesia de Sobretâmega vai promover, no dia 22 de novembro, a Festa de Outono 2025, que este ano decorre na Aldeia de Canaveses. O evento, que se prolongará pela tarde e noite, apresenta um programa reforçado, destacando-se a 1.ª edição da Rota das Adegas, a Feira dos Artesãos, um magusto tradicional e animação musical.
Em declarações à Marcoense FM, o presidente da Junta de Sobretâmega, Agostinho Mendes, sublinhou que a iniciativa mantém a essência dos anos anteriores, mas surge agora com novidades:
“A iniciativa já existia com a junta anterior, que fazia um magusto nesta altura. Mas este ano vamos continuar e com outras atividades. Portanto, vamos fazer a Rota das Adegas, dos produtores de vinho da nossa terra”.
Segundo o autarca, a nova atividade tem despertado grande interesse na comunidade:
“As pessoas que querem participar nessa Rota das Adegas fazem inscrição e, de facto, já temos muitas pessoas inscritas para nos acompanhar. É uma maneira de dar a conhecer os produtos da nossa terra e também o convívio com as pessoas”.
A Rota das Adegas arrancará às 14h30, percorrendo produtores locais ao longo da tarde. O encontro da comunidade está marcado novamente para as 19h30, na habitual Rua Direita, onde se realizará o magusto acompanhado pelos bombos da freguesia.
“Já é costume ser na Rua Direita, uma rua histórica, e vamos manter o mesmo local”, confirmou Agostinho Mendes.
Com tradição, novos atrativos, a Festa de Outono procura dinamizar a freguesia e promover os sabores e saberes locais.