MARCO DE CANAVESES: Parque Liberdade recebe II Festival de Bandas Filarmónicas [C/AUDIO]

O Parque Liberdade, em Marco de Canaveses, será palco, este domingo, da segunda edição do Festival de Bandas Filarmónicas – uma iniciativa do Município em parceria com a Banda Filarmónica de Vila Boa de Quires.

O festival vai começar com um desfile pelas ruas da cidade, a partir das 14:00, e encerra com um concerto no Parque Liberdade, com a participação de sete bandas da região e duas da Galiza, Espanha.

Para Pedro Pinto, vereador com o Pelouro do Associativismo da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, depois do sucesso da primeira edição, o festival não só tem continuidade como ganha nova dimensão.

“O feedback da última edição foi muito positivo, tivemos uma boa adesão do público e sobretudo percebemos que as bandas se sentiram verdadeiramente valorizadas. Por tudo isto é que, este ano, quisemos não só repetir a experiência, mas fazer esta aposta maior. E, esta abertura internacional do projeto, mostra que o Marco está cada vez mais comprometido com uma cultura viva, aberta e com qualidade”, disse.

Formada em 1712, a Banda de Música de Vila Boa de Quires é parte integrante da história e da cultura do concelho. O envolvimento neste festival, como em outras iniciativas, é total, assegura o presidente da direção da filarmónica marcoense, Paulo Silva.

“Nós quando estamos inseridos num projeto não fazemos nada pela metade. O nosso envolvimento é de corpo e alma. Queremos que este evento seja cada vez mais um sucesso e uma caminhada estável, para que possamos trazer a esta organização novos conteúdos, e poder atrair outro tipo de pessoas”, salientou.

O dirigente revelou que, tal como no ano passado, também nesta segunda edição do festival haverá novidades.

“Já no ano passado tivemos o cuidado de fazer a diferença. Em parceria com a câmara orquestramos a parte do hino nacional e convidamos um grupo de pessoas para cantar o hino e a banda esteve a tocar. Convidámos as outras bandas a associar-se e esse momento que foi espetacular. Não só no hino como na marcha do concelho tocada pelas seis bandas. Este ano, como queremos deixar uma marca muito profunda, trazemos algo novo para este festival, um clube do Zumba. As pessoas irão ser surpreendidas com esta novidade”.

Antes da atuação no Parque Liberdade, as filarmónicas vão desfilar pelas principais artérias da cidade de Marco de Canaveses. O vereador Pedro Pinto deixa um convite aos marcoenses para se associarem a esta iniciativa.

“Participem neste evento, que vai dignificar muito o nosso concelho e a envolvência de todas as pessoas do nosso território é extremamente importante para dar dimensão a este festival. Se as pessoas não tiverem oportunidade de acompanhar as bandas pelas ruas, podem assistir à atuação no Parque da Liberdade, e lá faremos todos juntos uma grande festa”.

Vão participar no festival a Banda de Música de Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses), a Banda de Paço de Sousa (Penafiel), a Banda de Sabrosa (Vila Real), a Banda de Cete (Paredes), a Banda Rezirense (Castro D’Aire), e duas bandas espanholas: a Banda de Santádega de Coles (Orense) e a Banda de Tui.

Partilhar