O Município de Marco de Canaveses recebeu o Prémio “Viver em Igualdade”, promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), em reconhecimento das boas práticas na promoção da igualdade de género, da cidadania e da não discriminação. A cerimónia de entrega do prémio decorreu, no dia 24 de outubro, em Vila de Rei
A cerimónia contou com a presença da Vereadora Clara Marques, responsável pelo Pelouro da Igualdade, que destacou “o empenho” das equipas municipais na criação diária de oportunidades e soluções que beneficiam todos os que vivem, trabalham ou estudam no Marco de Canaveses.
Entre as ações mais significativas, destacam-se a criação de serviços como o Gabinete VIVO, que oferece apoio a vítimas de violência. Em 3 anos, mais de 140 vítimas já foram apoiadas por este serviço.
Outra das ações destacadas foi a criação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que tem desempenhado um papel fundamental no acolhimento e integração de migrantes e refugiados e que conta com mais de mil cidadãos registados.
Campanhas de sensibilização e eventos educativos, medidas internas para garantir um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo e monitorização e avaliação contínua para assegurar transparência e eficácia nas políticas de igualdade foram outros dos fatores a contribuir para esta distinção.