O Município de Marco de Canaveses, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), vai proceder, esta terça-feira, dia 25 de março, à plantação de 1650 árvores autóctones. A ação, designada “Raid Plantário”, vai decorrer em quatro áreas rurais do concelho afetadas pelos incêndios de setembro de 2024.
Esta iniciativa, está inserida na programação do “Mês da Proteção Civil”, cujas atividades tiveram início a 1 de março.
A intervenção será levada a cabo no Alto do Crasto, em Vila Boa de Quires e Maureles, junto da Capela da Senhora da Aparecida, na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada, no Parque de Merendas de Montedeiras, na freguesia de Sande e S. Lourenço do Douro, e na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco (EPAMAC).
“As áreas escolhidas para esta plantação, foram as mais fustigadas nos incêndios de setembro de 2024. Além do simbolismo esta iniciativa, traz também a ideia de que todos e em todos os lugares temos um papel importante na proteção da floresta”, refere Bruno Monteiro, Coordenador do SMPC do Marco.
“Todos estes eventos estão abertos à população e, obviamente, que deixo o convite para que possam participar, porque é fundamental não só termos a noção daquilo que aconteceu em setembro de 2024, mas que de tudo fazemos para que evitemos a repetição de fenómenos que este. Reforço que o papel do cidadão é fundamental neste processo”, conclui.
Em todos os casos está previsto o envolvimento da comunidade educativa, agentes de proteção civil, associações e juntas de freguesia.
De referir que o “Raid Plantário” estava agendado para 21 de março, contudo o mau tempo obrigou ao adiamento para o dia 25.