Em Marco de Canaveses arrancaram esta sexta-feira as atividades do projeto ‘Diabetes em Movimento’, um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, promovido pela Unidade de Saúde Familiar do Marco em parceria com o município.
Este projeto envolve a realização de três sessões semanais de exercício físico, que vão decorrer no Pavilhão Bernardino Coutinho, ao longo de um período de 9 meses, até junho de 2025.
As sessões, conduzidas por profissionais de desporto e profissionais de saúde, seguem as recomendações internacionais de atividade física para o controlo da diabetes tipo 2, sendo que, para além das sessões de exercício físico, o programa inclui também sessões de educação para a saúde em temas fundamentais para a prevenção das principais complicações associadas à diabetes.
A sessão que marcou o início das atividades contou com a presença da Vereadora Clara Marques, responsável pelo Pelouro da Saúde, em representação do Município.
O projeto ‘Diabetes em Movimento’ está a ser implementado em Portugal sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.