MARCO DE CANAVESES: Festival das ‘Batatas Raladas’ une três freguesias do concelho [C/AUDIO]

O Abrigo de Montanha de Venda da Giesta vai receber, no dia 15 de dezembro, o “Festival das Batatas Raladas”. O certame criado em torno da preservação de uma tradição gastronómica, que atravessa gerações, é uma ideia que une as freguesias de Soalhães, Tabuado e Várzea, Aliviada e Folhada, no concelho de Marco de Canaveses.

A freguesia de Soalhães é a anfitriã desta primeira edição. O presidente da junta, António Monteiro, acredita no sucesso deste evento, cuja ideia surgiu num jantar por ocasião do Natal.

“Esta iniciativa surgiu numa altura em que estavam reunidas as juntas e, como este prato é comum às três freguesias, sendo servido no dia 24 de dezembro, ao almoço, e no dia 31, também ao almoço, então decidimos unir esforços e criar este evento do qual esperamos que seja um sucesso”, referiu.

“O lugar de Venda da Gesta (Soalhães) foi o local escolhido para receber a primeira edição pela particularidade de fazer fronteira com as três freguesias. Além disso, dispõe de outras valências necessárias para este tipo de iniciativas. Também vamos lá montar uma tenda e mais um serviço de apoio, do qual esperamos que a aderência seja muito positiva para darmos continuidade a este evento”, acrescentou.


As batas raladas é um prato de Natal que diz muito às gentes que habitam as localidades da encosta da Serra da Aboboreira e, este festival foi a forma encontrada para dar destaque a esta iguaria.

“Achámos que era oportuno promover este prato tão delicioso e tão característico que marca muito as gentes aqui da nossa região e das nossas freguesias em particular. Achámos que devíamos mostra-lo à comunidade, ao concelho e, porventura, à região, porque nós também temos a vontade de atrair outros visitantes. Vamos tentar divulgar de forma a que muita gente venha provar”, afirmou a presidente da Junta de Várzea, Aliviada e Folhada, Maria José Cerqueira.

Tabuado é outra das freguesias do concelho de Marco de Canaveses que integra este projeto. O presidente da junta José Fernando Barbosa não esconde o entusiasmo em torno desta iniciativa.

“Para além da valorização da gastronomia tradicional, o festival também é uma oportunidade para fortalecer os laços comunitários e promover o desenvolvimento local”.

O prato das batatas raladas será confecionado de forma tradicional e haverá animação com a cantora Ana Kláudia, o Rancho Folclórico de Quinta, o Grupo de Janeiras da Associação Cultural e Recreativa de Tabuado e tocadores de Concertinas.

Partilhar