A Assembleia da República aprovou hoje um voto de congratulação pelo centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, em reconhecimento pelo papel que esta instituição tem desempenhado ao longo de um século ao serviço da comunidade.
A proposta foi apresentada por Francisco Vieira, Deputado do Partido Social Democrata (PSD), natural do Marco de Canaveses.
“O PSD decidiu propor este Voto numa expressão real da gratidão que todos os marcoenses prestam aos Bombeiros do Marco pela sua dedicação diária no cuidado do nosso bem-estar e segurança”, refere Francisco Vieira.
“Assim, a Assembleia da República congratula-se pelo centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, reconhecendo o seu contributo inestimável para a sociedade e expressa o mais profundo agradecimento a todos os homens e mulheres que, ao longo destes cem anos, se dedicaram a esta causa de forma voluntária e abnegada. Que continuem, por muitos anos, a honrar o lema da solidariedade e a ser exemplo de coragem e entrega”, pode ler-se no voto que foi aprovado por unanimidade.

O voto, que mereceu projetos associados do CDS-PP e do CHEGA, destacou a adaptação contínua da associação aos desafios ao longo dos seus 100 anos de existência, bem como o seu papel pioneiro na criação de novas instalações e secções avançadas, como as de Vila Boa do Bispo e Constance.
Estas infraestruturas têm sido essenciais para responder às necessidades de um território geograficamente exigente.
Neste marco histórico, o PSD reconhece assim o valor expressado pela Assembleia da República no assinalar deste importante marco para o concelho de Marco de Canaveses.