O Adro da Igreja de São Martinho de Ariz, na Freguesia de Bem Viver, vai ser alvo de obras de requalificação. A intervenção, decorrente da colaboração entre a autarquia de freguesia, a Paróquia, a Diocese do Porto e o Município de Marco de Canaveses, vai de encontro a um anseio antigo.
Aquando da inauguração das obras de requalificação da zona envolvente à capela mortuária, no primeiro mandato, a presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, havia reafirmado o compromisso de requalificação do Adro da Igreja com o Pároco, Carlos Rosa.
Após o reatamento deste compromisso, ficou estabelecido que a Paróquia deveria refazer o projeto inicial e apresentar uma candidatura para financiamento da obra. Em fevereiro deste ano, a Fábrica da Igreja apresentou essa candidatura, tendo sido aprovada na última reunião de câmara, culminando na assinatura do protocolo e no início da obra.
A obra de requalificação do Adro da Igreja de São Martinho de Ariz inclui uma redefinição completa do espaço, com a criação de um estacionamento organizado, integrando todos os edifícios existentes, nomeadamente a igreja matriz, o cemitério, a capela mortuária, a residência paroquial e o novo centro religioso. O apoio financeiro para a realização desta obra ascende a 248 mil euros.