A Biblioteca de Soalhães começará, em breve, a emprestar livros à população da freguesia. A ocupar uma sala do novo edifício sede da junta de Soalhães, a biblioteca recebeu a doação de várias obras.
De acordo com a secretária da junta de freguesia, Bruna Queirós, tratou-se de “um processo longo”.
“Tivemos que batalhar muito. Aproveito para agradecer publicamente a todas as editoras, sem estar aqui a elencar, que nos ajudaram, porque sem elas isto não era possível. Às câmaras municipais de concelhos vizinhos e a todas as pessoas que se deslocaram à junta e que atenderam ao nosso pedido de doação”, referiu.
À biblioteca de Soalhães chegaram obras para todos os públicos. A fase seguinte do processo “a mais difícil”, segundo Bruna Queirós, prende-se com a catalogação das obras.
“Sem essa catalogação não podemos colocar os livros em trânsito. Portanto, a ideia é catalogarmos todos os livros, termos a nossa base de dados, para depois da inauguração, começarmos com o empréstimo de forma gratuita”.
“Temos livros para todas as idades. Somos uma freguesia com uma população envelhecida. Estamos perto do Marco, mas sabemos que cada vez mais as pessoas, também por causa da pandemia, gostam de estar em casa e isolam-se mais. Tendo um espaço onde possamos fazer recitais de poesia, as horas do conto, e estarmos em constante articulação com as escolas, é importante”, frisou.
O processo de empréstimo de livros avançará após catalogação e inauguração da biblioteca.