O Município do Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos na Quinta do Outeiro, em Rio de Galinhas. A adjudicação da empreitada de habitação a cessível foi aprovada na reunião de sexta-feira, 11 de outubro.
O edifício de habitação acessível vai permitir a criação de 24 apartamentos de tipologia T2 e 6 de tipologia T3, divididos por três blocos habitacionais, com três pisos cada um.
A empreitada, ao abrigo da Estratégia Local de Habitação, tem um prazo de execução de 15 meses, após a consignação, e será financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Em Marco de Canaveses, a Estratégia Local de Habitação prevê um investimento total de 16 milhões de euros, que permitirá a criação de mais 130 habitações a custos controlados no Marco de Canaveses, através da conversão de antigos edifícios escolares do concelho e a construção de dois prédios de raiz.
De acordo com a autarquia marcoense, já foram entregues quatro habitações, que resultaram da adaptação da Escola Básica de São Salvador, em Soalhães.
As próximas a serem entregues resultam da adaptação de quatro antigos edifícios escolares, nas freguesias de Bem Viver, Penha Longa e Paços de Gaiolo, Soalhães e Várzea, Aliviada e Folhada.