MARCO DE CANAVESES: Associação AMAE organiza convívio de angariação de fundos [C/AUDIO]

A Associação Marco Autismo e Eu (AMAE) promove a Feira da Terra, Gastronomia e Magusto, no dia 23 de novembro, entre as 15:00 e as 20:00, na antiga EB1 do Calvário, em Manhuncelos.

O convívio e a angariação de fundos para equipar este espaço de acolhimento de jovens autistas é o principal objetivo, segundo a presidente da Assembleia Geral da AMAE, carlota Mendes.

“Como ainda como estamos a aguardar algumas obras que vão ser feitas pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses, nós vamos tentando angariar dinheiro para o recheio e para as eventuais necessidades que possamos ter”, explica.


A organização oferece as castanhas e animação musical para quem quiser dar um “pezinho” de dança.

“Vamos tentar vender alguns produtos para que consigamos, de facto, aumentar essa vertente económica. Temos a colaboração de algumas mães e começamos com um churrasquinho, mas também haverá umas barraquinhas com venda de livros em segunda mão. Vamos fazer com que este projeto seja um projeto sólido para que nós consigamos abraçar, no futuro, jovens autistas que acabem a escola e dar algum conforto às famílias”, acrescenta.

Criada em 19 de julho de 2022, a AMAE é uma associação sem fins lucrativos, com sede em Marco de Canaveses.

Foi um projeto idealizado em 2013 por um grupo de mães com filhos autistas, procurando dar respostas às limitações que as famílias com pessoas portadoras de PEA enfrentavam no seu quotidiano nomeadamente, ausência de respostas em termos de empregabilidade, ausência de respostas no período de férias escolares e a ausência de igualdade de oportunidades relativamente á vida familiar.

Para Carlota Mendes este é um projeto que requer o estímulo de todos.

“Precisamos, claro, de envolver a comunidade, até porque nós precisamos desse estímulo, precisamos dessa força. Então eu peço que todos venham, quanto mais não seja para nos apoiar, quanto mais não seja para fazer um pezinho de dança e quanto mais não seja para conviver com muitos meninos com autismo que estarão lá, e perceber as dificuldades que eles têm e da ajuda que necessitam”, conclui.

A animação do evento estará a cargo do artista Rui Monteiro. A entrada é gratuita.

Partilhar