AMARANTE: Conferência Internacional “Enoturismo com Verde Sentido”, agendada para outubro, apresentada no Porto [C/AUDIO]

Decorreu no final da manhã de quarta-feira, 11 de setembro, na cidade do Porto, a apresentação da Conferência Internacional “Enoturismo com Verde Sentido: Património, Comunicação e Inovação” que se vai realizar nos dias 3 e 4 de outubro, em Amarante.

A iniciativa foi promovida pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega que juntou os seus parceiros de organização à mesa. A anfitriã do espaço, a presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Dora Simões, o presidente da Associação Empresarial de Amarante, Bruno Costa, a representante do Departamento Municipal de Turismo e Internacionalização do Município do Porto, Carmo Costa, o vice-presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal, Cancela Moura e a presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Douro e Tâmega ( AMDT), Cristina Vieira.

Os representantes destas entidades comungaram da mesma opinião no que diz respeito à missão da Conferência Internacional sobre Enoturismo, a qual passará por colocar os empresários e decisores locais a refletir sobre os desafios e oportunidades do território do Douro e Tâmega, produzindo massa crítica sobre a temática e transmitindo informação importante que ajude os agentes a inovar e a fortalecer os seus índices de competitividade.

Segundo dados do turismo nacional, o setor do enoturismo tem vindo a crescer exponencialmente, representando já 13,5% dos 23% da taxa de crescimento do turismo da região do Porto e Norte.
Este crescimento tem ganho expressão no setor dos vinhos verdes, facto que se reflete no aumento de candidaturas dos agentes dos vinhos verdes no concurso da Great Wine Capitals.

A Conferência Internacional sobre enoturismo ganha assim maior importância dada a necessidade de partilha de experiência entre operadores nacionais e internacionais, promovendo novos conhecimentos e projetos já desenvolvidos. É, também, objetivo do evento ganhar notoriedade, projeção nacional, credibilidade e atractividade junto de potenciais visitantes que chegam pela porta maior que é a cidade do Porto, ponto turístico que coloca Portugal na liderança dos países enoturísticos.

A presidente da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, Cristina Vieira, apontou como prioridade o Enoturismo para o desenvolvimento turístico da região e do país, potenciando a gastronomia, os vinhos e ativos turísticos nacionais e, por consequência, a importância da realização desta conferência internacional na Região do Douro e Tâmega.

“Os sete municípios da AMDT têm um objetivo comum: promover o território da gastronomia à paisagem, passando pelo verde e por esta rota dos vinhos verdes, que nos consegue projetar num produto turístico da excelência em franco crescimento, como é o caso do enoturismo”, referiu.

“Esta conferência tem como objetivo criar massa crítica, (0:27) dotar os nossos parceiros de maior capacidade e competitividade no território e trocar experiências”, acrescentou.

Na apresentação, foi, ainda, divulgado o programa da Conferência Internacional, pelo secretário-geral da AMDT, Ricardo Magalhães, que vai promover ao longo dos dois dias 3 e 4 de outubro o projeto Verde Sentido e as suas experiências do enoturismo na região produtora de vinhos verdes.

Para o responsável a ideia é “dar visibilidade ao projeto e ao roteiro enogastronómico e promover oportunidades de negócio”.

No primeiro dia da Conferência Internacional, o evento de vai contar com a presença de parceiros oriundos de Espanha, Suíça, Itália, Alemanha, França e Portugal que vão partilhar experiências de investimento no setor nos seus países e que integram a GWC e também com a participação de operadores turísticos e produtores que integram o Roteiro Enogastronómico Verde Sentido.

Partilhar