O Largo do Couto, em Souselo, está preparado para receber mais uma “Noite das Cafezeiras”, na próxima sexta-feira. O evento marca o reavivar de uma tradição enraizada nesta freguesia do concelho de Cinfães.
A organização da junta de Souselo associa a esta iniciativa a tradicional aletria quente e a animação musical.
Para o presidente Ivo Melo esta é “uma tradição já bastante antiga” na freguesia.
“O café é feito nas panelas pretas em lume a lenha, e aletria quente que vai aquecer a boca de todos aqueles que nos quiserem visitar nesse dia. As pessoas mais de idade gostam dessa tradição, mas também queremos trazer as pessoas mais jovens, para perceberem o que os avós e os bisavós faziam antigamente”, explica.
O reavivar das memórias de antigamente é feito ao som da música tradicional, com a atuação do Rancho Folclórico de Souselo que “está a renascer das cinzas” e de um grupo para fazermos “um bailarico”.
As condições atmosféricas poderão ter interferência na realização do evento, dado que se estiver a chover a iniciativa “será adiada”, indicou o autarca de freguesia.
“Quero acreditar que o S. Pedro vai ser nosso amigo e nos vai ajudar nesse dia, caso contrário teremos de adiar porque as alternativas não são muitas”, referiu.
A Noite das Cafezeiras tem abertura prevista para as 21:00.