BAIÃO: Residentes de Teixeira e Teixeiró retirados das suas casas [C/AUDIO]

A Proteção Civil de Baião retirou cerca de 20 pessoas de duas aldeias da freguesia de Teixeira e Teixeiró, onde lavra um incêndio numa das encostas da serra do Marão, disse à Lusa o presidente da câmara. Segundo Paulo Pereira, as aldeias afetadas são Mafômedes e Gavinho e a medida foi tomada por precaução.

Os populares estão e ser enviados para a sede da Junta de Freguesia de Gestaçô, onde têm sido apoiados por seis colaboradores do município.

Paulo Pereira não hesita em qualificar os incêndios como “uma tragédia” para Baião e para o Marão e lamenta que não haja meios de reforço aéreos e humanos para acorrer à situação do concelho.

O fogo, que começou no concelho vizinho de Santa Marta de Penaguião, em Vila Real, conta com 30 operacionais, dispositivo que deve ser reforçado nas próximas horas, de acordo com o autarca.

Nas proximidades, na localidade de Teixeiró, ocorre outro incêndio, que afeta também a serra do Marão, que está a ser combatido por bombeiros de Mesão Frio (Vila Real).

Há meios dos bombeiros posicionados no local, mas limitam-se a proteger as habitações e as pessoas, segundo Paulo Pereira, que diz estar desesperado pela chegada dos meios aéreos que pede “desde a primeira hora”, mas que não ainda foram disponibilizados.

O autarca explica que, segundo a Proteção Civil, os aviões e helicópteros não podem operar devido à existência de muito fumo.

Partilhar