Arrancam amanhã, 15 de julho, as ações no terreno do programa Patrulha Baião, uma iniciativa de voluntariado jovem que pretende reforçar a vigilância da floresta e sensibilizar a população para a prevenção dos incêndios rurais.
O projeto integra o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e conta com a participação de jovens entre os 14 e os 30 anos.
As atividades decorrem em dois turnos, entre 15 e 29 de julho e entre 30 de julho e 13 de agosto. Todos os dias, entre as duas da tarde e as sete da tarde, os voluntários estarão distribuídos por equipas de dois elementos nos pontos de vigia definidos pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Além da vigilância do território, os participantes vão sensibilizar a população para a adoção de comportamentos preventivos e promover boas práticas de preservação ambiental.
Com este programa, o Município de Baião pretende envolver os mais jovens na proteção da floresta, reforçando o compromisso com a preservação do património natural e a prevenção dos incêndios rurais.
