A Câmara Municipal de Baião aprovou, sem votos contra, as Grandes Opções e Plano para 2025, no valor de 28 milhões de euros. Este já é considerado o maior orçamento da história do município.
O documento foi votado na reunião de 27 de novembro e mereceu os votos favoráveis dos eleitos do PS. As duas vereadoras do PSD abstiveram-se.
“O orçamento para 2025 é rigoroso, consolida e reforça uma imagem de confiança que os baionenses veem em nós, porque sabem que cumprimos sempre aquilo com que nos comprometemos”, afirma Paulo, Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião.
Ainda segundo o autarca, “as linhas do orçamento espelham uma visão estratégica abrangente, um compromisso inequívoco com o futuro de Baião, garantindo investimento sustentado, coesão social e desenvolvimento económico, com foco na sustentabilidade e no bem-estar da população”.
Algumas das opções estruturantes assentam em eixos rodoviários, mas também no desenvolvimento empresarial e turístico.
As Grandes Opções do Plano para 2025, estão muito focadas em todas as oportunidades proporcionadas pelos fundos comunitários do PT2030, privilegiando a sustentabilidade e valorização territorial, as novas competências no âmbito da descentralização, medidas fiscais e de apoio social, o reforço do investimento na educação e saúde, e a consolidação das apostas na cultura, turismo e desporto.
“O documento mantém-se em aberto em função de novas oportunidades de financiamento nacional ou europeu que venham a surgir, para que não percamos um único euro que venha a estar disponível, nem que para isso tenhamos que recorrer ao BEI ou à Banca para assegurar a contrapartida nacional”, referiu Paulo Pereira.
O Orçamento será submetido à apreciação e votação na próxima Assembleia Municipal que se realizará no dia 7 de dezembro.