BAIÃO: Alunos do concelho recebem prémio de mérito escolar [C/AUDIO]

O Auditório Municipal de Baião recebe, esta sexta-feira, pelas 21:00, a cerimónia de entrega de prémios de Mérito Escolar e de Cidadania aos alunos dos três Agrupamentos de Escolas do Concelho, com a presença do Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha.

Os prémios a atribuir são referentes ao ano letivo 2023/2024, distinguindo, no caso do Mérito Escolar, os melhores alunos desde o 1º ao 3º ciclo de escolaridade e ainda os melhores alunos do ensino secundário do ensino regular e profissional.

A atribuição de Prémios de Cidadania reconhece os alunos que demonstraram competências sociais relevantes.

“Com este gesto simbólico, o município pretende incentivar os alunos a continuar a trabalhar para ser cada dia melhor em termos académicos, mas também para contribuir com a sua cidadania para uma sociedade mais inclusiva, que valorize todos os aspetos que estão relacionados com a escola e que possamos ter cidadãos mais empenhados no futuro das gerações”, explica Anabela Cardoso, Vereadora com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Baião.

Além da distinção educativa que os Prémios de Mérito Escolar e de Cidadania representam, o município vai ainda atribuir prémios pecuniários que vão desde os 150 aos 350 euros.

“Nós temos definido um orçamento para este projeto, contudo, há sempre alunos que se empenham e que procuram atingir o grau de excelência que lhes permita, depois, usufruir destes prémios de mérito e, portanto, também é satisfatório ver o empenho dos alunos, mesmo em projetos que são desenvolvidos nas escolas e que todos os dias contribuem para a melhoria do nosso ensino”, acrescenta.

A vereadora defende, ainda, a manutenção ou reforço desta e outras medidas que incentivam a cidadania ativa e participativa dos alunos.

“É para manter e sempre possível reforçar, inclusive este ano, lançamos um novo projeto também para incentivar a cidadania e a participação dos alunos, que é o Orçamento Participativo nas Escolas, cujas candidaturas estão agora abertas e que é um investimento de 14 mil euros, que se enquadra também nesta política de incentivo a cidadãos mais empenhados e mais ativos”, refere.

Os Agrupamentos de Escolas de Eiriz e do Sudeste serão contemplados com 4 mil euros, enquanto o Agrupamento de Escolas do Vale do Ovil receberá 6 mil euros do Orçamento Participativo Escolar (OPE).

As propostas podem incidir em áreas como a cultura, sustentabilidade ou outras. O município não deu orientação específica sobre os temas a desenvolver.

“Desde que sejam projetos úteis para a comunidade educativa, pode ser desde a cultura, pode ser intervenções em infraestruturas, tudo o que seja útil para a comunidade educativa. Portanto, nós pretendemos, ainda durante este ano letivo, concretizar o orçamento que vem a ser vencedor ou os orçamentos, porque nós temos um valor atribuído a cada agrupamento. Se eventualmente houver mais do que um projeto que absorva o valor que está atribuído, isso também é possível”, esclarece a vereadora.

As candidaturas devem ser formalizadas até ao dia 15 de fevereiro de 2025.

Partilhar