O Centro Pastoral de Amarante recebeu, esta quarta-feira, o seminário “Conversas de Igual para Igual: Saúde, qualidade de vida e bem-estar. Como promover comunidades saudáveis?”.
Esta iniciativa, que marcou o arranque da X edição da campanha Amarante de Igual para Igual, ficou marcada pelo debate acerca da saúde mental e de estilos de vida saudável.
A sessão de abertura contou com o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, que evidenciou a importância do trabalho a “montante” em prol uma saúde melhor.
“Em tudo na vida é assim, temos de trabalhar a montante e não a jusante. A questão da qualidade de vida, a questão da alimentação é fundamental para o equilíbrio e, obviamente, para que as pessoas possam ter melhor saúde e melhor qualidade de vida. Os municípios, nomeadamente aqui em Amarante, temos estado muito atentos a isso”, refere.
O autarca mostrou-se preocupado com os gastos anuais com a saúde mental dos portugueses.
“Estamos a falar de 12 mil milhões de euros por ano, o correspondente a 6% do Produto Interno Bruto (PIB). Nós temos de combater isso. Portugal é um país fantástico, com um sol maravilhoso, em que não faz sentido termos estes níveis de preocupação. Os municípios têm uma palavra muito importante nesta matéria para ajudar a minorar este grave problema”, acrescenta.
A aposta do municipio na melhoria das questões ambientais na cidade tem sido um dos propósitos da câmara de Amarante que, em breve, deverá inaugurar mais uma centena de quilómetros de trilhos de BTT e Trail na Serra do Marão.
“Temos assistido a um fenómeno muito interessante em Amarante, em que os amarantinos, e não só, mesmo quem nos visita, começam a ter comportamentos diferentes. Eu sou um deles, em que agora, por exemplo, ao domingo, não abdico do meu percurso matinal ao longo destes trilhos fantásticos junto ao rio. Eu acho que Amarante tem conseguido, ao longo do tempo, mudar os comportamentos dos amarantinos”.
“Eu acredito que vamos continuar. Em princípio, para o mês que vem, iremos inaugurar mais 100 quilómetros de trilhos no Marão, para Trail, e mais 100 quilómetros para o BTT. Eu julgo que é na área cultural, na área desportiva e na área ambiental, três vetores importantes para ajudar a mitigar este problema e este drama que hoje em dia a sociedade portuguesa vive”, conclui.
Este seminário antecede um conjunto de iniciativas que se irão seguir até ao dia 3 de dezembro, no âmbito da campanha “Amarante de Igual para Igual”.