AMARANTE: Prémio Internacional reconhece Instituto Empresarial do Tâmega na área da inovação [C/AUDIO]

O Instituto Empresarial do Tâmega (IET) foi reconhecido, em Paris, pela Câmara de Comércio Internacional, como uma das instituições que lideram a inovação a nível internacional.

Na 9ª edição dos Prémios Startup Ecosystem Stars (SES), o IET foi distinguido com o prémio “Rising Star”. Para André Magalhães, presidente do Instituto Empresarial do Tâmega, este prémio realça o trabalho realizado na “promoção da inovação e no apoio ao empreendedorismo local”.

“Este é um momento especial e de reconhecimento para o IET. Esta distinção de organizações que trabalham na promoção do empreendedorismo à escala mundial e que, olhando para o nosso trabalho, percebem que estamos a ter a capacidade de fazer a diferença e de trazer para o território algo que realmente pode melhorar a vida das populações através da inovação, da inovação empresarial e do empreendedorismo é um estímulo para a equipa, para a estrutura e para as entidades vivas da região”, refere.


O IET de Amarante foi a única entidade empresarial portuguesa premiada na edição de 2024, um facto que para o dirigente reflete “a atuação crescente” em termos territoriais.

“Ao longo dos últimos anos o IET tem alargado o seu espectro de atuação em termos territoriais e, cada vez mais, estamos espalhados por todo o norte do país. Com o reconhecimento das entidades com quem trabalhamos, sejam elas públicas ou privadas, mostra que a partir de territórios como o nosso, também pode haver projetos altamente diferenciadores e que criam impacto. Realçar que isto só é possível, obviamente, num trabalho em rede com várias entidades que acreditam neste percurso e nesta estratégia”.

Organizados pela Câmara de Comércio Internacional (ICC) e pela Mind the Bridge, com o apoio da OCDE, da Comissão Europeia e da Microsoft, os Prémios SES destacam, anualmente, as instituições que desempenham um papel crucial no desenvolvimento de ecossistemas de start-ups.

Este ano, participaram 64 organizações de 36 países, sendo o Instituto Empresarial do Tâmega uma das 29 instituições mundiais a receber o título de Rising Star.

Partilhar