O Município de Amarante vai oferecer a vacinação infantil contra o rotavírus a crianças até às 52 semanas de idade, no âmbito do programa de Apoio à Vacinação Infantil. A medida vai abranger cerca de 300 crianças do concelho, num investimento de 31 mil euros.
O protocolo assinado, no dia 2 de abril, com as farmácias aderentes, prevê a comparticipação a 100% das duas doses da vacina.
“Esta medida foi recentemente implementada pelo município de Amarante, para apoiar as famílias na administração da vacina contra o rotavírus, uma vacina que tem um custo global de cerca de 120 euros”, refere o presidente da Câmara Municipal de Amarante, Jorge Ricardo.
“Sabemos bem que esta vacina, embora não fizesse parte do plano nacional de vacinação, era prescrita pela totalidade dos pediatras. Sabemos também que, algumas famílias, devido a dificuldades financeiras, não a compravam, e, nós queremos chegar a todos, para que todos tenham a mesma oportunidade e igualdade”, acrescenta.
A aquisição terá de ser exclusivamente nas farmácias aderentes. Para beneficiar deste apoio, os candidatos terão de ser residentes no concelho de Amarante e devem apresentar prescrição da vacina por um profissional de saúde.
“Todas as crianças em que o agregado familiar resida em Amarante têm direito a esta comparticipação. É um processo simples de uma candidatura, a decisão será rápida e o município é que vai acertar as contas com as respetivas farmácias. Esta medida tem o intuito de apoiar todos os agregados familiares com crianças residentes em Amarante”, conclui.
As candidaturas serão analisadas no prazo máximo de cinco dias úteis.