A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) realizou, no passado dia 21 de março, na sua sede, uma reunião para a instalação e tomada de posse da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira (PPRSA). O autarca amarantino, Jorge Ricardo, vai liderar este organismo.
Estiveram presentes todos os elementos da Comissão Diretiva – o presidente da Câmara Municipal de Amarante, Jorge Ricardo, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e o vice-presidente e o representante da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Nuno Pinto – e tomaram posse do órgão.
Após a instalação e tomada de posse, foi eleito presidente da Comissão Diretiva o presidente da Câmara Municipal de Amarante, Jorge Ricardo, cujo mandato é coincidente com os respetivos mandatos autárquicos. Compete a este órgão administrar os interesses específicos da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, executar as medidas contidas nos instrumentos de gestão e assegurar o cumprimento das normas legais e regulamentares.
Esta Comissão irá reunir duas vezes por ano, podendo reunir extraordinariamente sempre que convocada pelo seu presidente. Jorge Ricardo, presidente do órgão executivo.
“É com sentido de missão que assumo a presidência da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira. Este é um projeto crucial para a preservação e promoção do nosso património natural e cultural, com um forte compromisso para o desenvolvimento sustentável da região. Com o envolvimento de todos, iremos assegurar uma gestão eficiente, beneficiando as comunidades locais e as gerações futuras”, referiu o também presidente da Câmara Municipal de Amarante.
No mesmo dia, ocorreu a tomada de posse do Conselho Consultivo da PPSRA, órgão de consulta para apoio e participação na definição das linhas gerais de atuação na Paisagem Protegida Regional e foi eleito o seu presidente.
Este órgão é constituído por 23 entidades e será liderado pela representante da Assembleia Municipal do Marco de Canaveses, Maria Gorete Pinheiro.
De referir que a criação da Paisagem Protegida Regional foi aprovada em Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, no dia 30 de março de 2023 e publicada no Diário da República, 2ª série, n.º 166, de 28 de agosto de 2023 e tem como objetivo principal promover a conservação do património natural, cultural e paisagístico como base fundamental para um desenvolvimento sustentável do território.