Nos dias 19 e 20 de setembro, Amarante acolhe a primeira edição do Festival de Tunas Académicas da Cidade de Amarante “Serenatas ao Tâmega”, uma iniciativa inédita que promete trazer nova vida à cidade através da música e da tradição universitária.
Organizado por um grupo de oito jovens universitários, o festival tem como principal objetivo aproximar a comunidade local da cultura académica, pouco presente na região devido à ausência de instituições de ensino superior no concelho.
“O nosso objetivo surgiu da vontade de mostrar o que Amarante tem à vida académica, e o que é a vida académica aos amarantinos”, explica Ana Soares, estudante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e uma das organizadoras.
“Queremos promover Amarante como um destino cultural para os jovens e mostrar o quão bonita é a nossa cidade”, acrescenta.
A programação do evento divide-se por duas noites, ambas com entrada gratuita. Na sexta-feira, dia 19, o destaque vai para uma noite de fados, que terá lugar na emblemática fachada da Igreja de São Gonçalo, espaço icónico da cidade. Já no sábado, dia 20, os Claustros da Câmara Municipal de Amarante recebem o espetáculo principal do festival: uma noite de tunas com três tunas masculinas a concurso e a atuação especial de uma tuna feminina extraconcurso.
Com este festival, os jovens organizadores esperam criar um novo marco cultural em Amarante, celebrando a música, a tradição e a identidade académica em diálogo aberto com a comunidade local. A primeira edição poderá ser apenas o início de um evento com potencial para se tornar referência anual no calendário cultural da cidade.