AMARANTE: Cemitério da freguesia de Gondar vai ser alargado [C/AUDIO]

A Junta de Freguesia de Gondar, no concelho de Amarante, vai alargar o cemitério local, criando mais 190 sepulturas e uma dúzia de jazigos. O investimento deverá ascender a perto de 200 mil euros.

Esta intervenção visa fazer face às necessidades decorrentes do “aumento do número de óbitos” verificados nos últimos anos, justifica o presidente Hugo Vaz.

“Tivemos dois fatores que contribuíram para esta situação. O primeiro foi a pandemia, que provocou um grande número de óbitos. O outro fator é o envelhecimento extremo da população, o que faz com que o número de óbitos seja sensivelmente 30 por ano, e contribuiu para a saturação do atual cemitério”.

A empreitada, que iniciará em breve, compreende um investimento da ordem dos 200 mil euros.

“Estamos em articulação com o município, que nos cedeu gentilmente o terreno. Também vai apoiar financeiramente um parte da obra. Portanto, a ampliação deste cemitério será ao lado da Casa Municipal de Gondar. Serão à volta de 190 sepulturas e 13 capelas e, portanto, esperemos, se não seria uma tragédia, que seja o suficiente para o resto desta geração. Todas as sepulturas serão feitas já com os módulos das paredes colocados e as capelas também têm um valor elevado”, refere.


Hugo Vaz que termina o seu mandato à frente da junta de Gondar, em setembro de 2025, admite que, se não houver constrangimentos, a obra possa estar pronta em meados do próximo ano.

Partilhar