A décima edição da campanha ‘Amarante de Igual’ para Igual arranca, no dia 16 de outubro, no auditório do Centro Cultural de Amarante, com o seminário “Conversas de Igual para Igual: Saúde, qualidade de vida e bem-estar. Como promover comunidades saudáveis?”.
Saúde mental num mundo desigual, planeamento na construção de cidades saudáveis; Envelhecimento digno e saudável; Viver bem: práticas e hábitos para um estilo de vida saudável, são as temáticas dos quatro painéis que vão preencher o seminário.
“Ao longo destes últimos 10 anos foram tratados vários temas, como a igualdade e a não-discriminação. Também foram realizadas várias ações de sensibilização e informação sobre o combate à violência doméstica, à deficiência, ao envelhecimento e prevenção dos maus-tratos”, refere o vice-presidente da autarquia amarantina e vereador com o pelouro do desenvolvimento e coesão social, António Jorge Ricardo.
Com esta iniciativa pretendemos responder a questões que são cruciais como o planeamento para a construção de sociedades saudáveis e sustentáveis, a saúde mental, o envelhecimento digno e saudável e a promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis”, acrescenta.
Na campanha ‘Amarante de Igual para Igual’ o município conta com o envolvimento de parceiros como a Guarda Nacional Republicana e a Cercimarante.
“Com a GNR vamos à escola para debater o tema da violência no namoro e da violência doméstica, e com a Cercimarante levamos a cabo a demonstração do desporto adaptado e ações de promoção da inclusão. Teremos várias peças de teatro, nomeadamente uma com a UNIDAS da CIM do Tâmega e Sousa”.
Esta décima edição ficará, ainda, marcada pela ‘Primeira Gala Mais Social’, na qual serão homenageadas várias instituições e entidades do concelho.
“São as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), os Bombeiros, a GNR e todo um conjunto de entidades que nos ajudam a pôr estes temas em cima da mesa e em debate com os jovens e os menos jovens, que queremos homenagear”, conclui.
A décima edição de ‘Amarante de Igual para Igual’ prolonga-se até ao dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.