A seleção nacional feminina de hóquei em patins, orientada pelo marcoense Hélder Antunes, falhou a conquista do Campeonato do Mundo da modalidade, ao perder, por 2-0, frente à Espanha, na final da competição, que decorreu em Novara, Itália.
A seleção espanhola, que conquistou o troféu pela oitava vez, marcou por intermédio de Sara Roces, de grande penalidade, no final da primeira parte, e por Maria Sanjurjo, no inicio da segunda.
O técnico português, Hélder Antunes, admitiu tristeza pela derrota, mas garantiu que a equipa “deixou tudo em campo”.
“Tivemos dificuldades, não conseguimos contrariar a Espanha. Deixámos tudo em campo. Tentámos lutar pela vitória. Não conseguimos. Como as jogadoras sabem, não olhamos para baixo, não olhamos para cima, vamos continuar a olhar em frente”, afirmou.
“Claro que estou triste, porque queria a medalha de ouro, mas que ter em conta o percurso que fizemos, ter em conta aquilo que tentámos fazer contra a Espanha, ou a super Espanha, que, relembro, os últimos sete Europeus são da Espanha e nos últimos cinco Mundiais a Espanha esteve nas finais todas e conquistou quatro. Não é uma Espanha qualquer, merece todo o respeito de todas as seleções mundiais”, acrescentou.
Apesar do desaire, a equipa portuguesa conquistou a melhor classificação em mundiais dos últimos oito anos. Por isso, Hélder Antunes garante que saiu da prova “com a sensação de dever cumprido”.
“Aquilo que projetámos já desde 2019, na sequência do trabalho que temos vindo a fazer, na base, juntamente com as associações e os clubes em Portugal, está a dar algum resultado. Este é um trabalho que demora a cimentar. Temos de continuar a trabalhar na base, continuar a trabalhar na formação. Se ficarmos confortavelmente sentados no sofá, a dizer que somos vice-campeões do Mundo e nos contentarmos com isso, podemos voltar a regredir”, avisou o treinador, natural do Marco de Canaveses.
A Espanha somou o seu oitavo título mundial, sucedendo no historial à Argentina, que soma seis troféus, enquanto Portugal, que disputou a sua quinta final, depois de 1998, 2000, 2008 e 2016, continua sem vencer a competição.