A equipa sénior de hóquei em patins do HC Marco já iniciou os trabalhos de pré-época, visando a participação na Zona Norte A do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, que arranca a 5 de outubro.
O presidente Joaquim Loureiro assume a vontade de “lutar pela subida”, apesar de reconhecer que o clube do Marco de Canaveses está inserido “na série mais competitiva” do terceiro escalão nacional da modalidade.
“Eu costumo dizer que vamos jogo a jogo, vitória a vitória, e depois, no fim, fazemos as contas. No entanto, a nossa aspiração é subir de divisão. Vamos lutar para isso. Sabemos que a nossa zona é a mais competitiva, com mais equipas a lutar pela subida, por isso vai ser muito desafiante. Temos um plantel com algumas entradas e também um plantel bastante jovem em relação a anos anteriores, mas acreditamos que seja possível”, confidenciou.
Pedro Nazário regressa ao comando técnico da equipa, depois de ter deixado o cargo ainda no inicio da temporada anterior. Joaquim Loureiro diz que o treinador está de volta para concluir “um trabalho que ficou a meio do caminho”.
“Na época passada, o Pedro Nazário achou que estava numa altura que devia deixar o cargo, por razões pessoais. Entendemos isso, mas achámos também que ficou algo por completar e a vontade das duas partes levou a um bom porto”, explicou.
O plantel para 2024/2025 “mantém os atletas naturais de Marco de Canaveses”, mas recebeu reforços “estrangeiros”, que Joaquim Loureiro considera “vão ser “uma mais-valia” para a equipa sénior, mas também para os escalões de formação.
“São atletas jovens que querem evoluir na modalidade, querem chegar a uma primeira divisão e achamos que serão uma mais-valia para a equipa, mas também para a nossa formação. Também vão treinar equipas da formação e achamos que possam ser uma mais-valia, com novas ideias e novos métodos, o que será enriquecedor para todos”, revelou.
Os espanhóis Sergí Moliner, Gerard Aragay (ambos ex-RESG Walsum, da Alemanha) e Albert Budó (ex-HR Aix Les Bains), o chileno Alejandro Aravena (ex-Hockey Club San Jorge, do Chile), Nuno Silva e Afonso Santos, que regressa ao HC Marco, após um ano de paragem, são os reforços do plantel orientada por Pedro Nazário.
Jorge Mesquita, Bruno Moreira, Juliano Ribeiro, Luís Rocha e Francisco Canito renovaram contrato.
O HC Marco inicia a época fora de portas, no reduto do CAR Taipense, a 6 de outubro.
Na segunda ronda, uma semana depois, a equipa que voltará a ser comandada por Pedro Nazário, estreia-se em casa no dérbi regional frente ao União de Paredes B.
Na 8.ª jornada, a 24 de novembro, o conjunto marcoense recebe o rival HC Penafiel. O primeiro duelo com a Juventude Pacense B será em Paços de Ferreira, a 5 de janeiro.