FUTEBOL: Três finais em quatro anos. José Oliveira alcança feito inédito na AF Porto [C/AUDIO]

José Oliveira tornou-se, este sábado, 12 de abril, no primeiro treinador a garantir, por três ocasiões, presença na final da Taça da Associação do Futebol do Porto (AFP), após guiar o Aparecida FC à vitória, por 2-0, frente ao Aliados FC Lordelo, no jogo da segunda mão das meias-finais, disputado no Estádio da Vila Mítica.

Com este apuramento, o técnico, de 47 anos, volta a marcar presença no jogo decisivo da competição, depois de já o ter feito em duas temporadas anteriores.

Em 2021/2022, levou o GCD Vila Caiz à conquista do troféu, com um triunfo, por 4-2, diante do São Lourenço do Douro, no Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras.

Na época seguinte, voltou a conduzir a equipa amarantina à final, mas acabou derrotado pelo FC Foz, por 1-0, no Estádio das Laranjeiras, Paredes.

Agora ao serviço do Aparecida FC, o treinador, natural de Amarante, não só vai estar no jogo decisivo da Taça AFP pela terceira vez em quatro anos, como também pode tornar-se no primeiro a vencer duas edições da prova, um feito que reforçaria ainda mais o seu estatuto no futebol distrital portuense.

José Oliveira não disfarça o orgulho pelo que tem conquistado, mas prefere sublinhar a importância do trabalho coletivo.

“Fico muito feliz por estas marcas, porque são momentos únicos, mas se me focar apenas no aspeto individual não estou a ser sério, nem a ajudar a equipa, porque sempre pedimos aos jogadores que o coletivo está à frente de tudo. Chegar a três finais em quatro anos não é fácil, porque senão outros já o tinham conseguido, mas tem que haver muito trabalho, dedicação e mérito de todos — jogadores, equipa técnica, direção e restantes elementos do staff. Se andarmos apenas atrás de prémios individuais as coisas não funcionam e é isso que nos tem levado a alguns recordes”, salientou.

A excelente campanha na Taça não é caso isolado. O Aparecida FC lidera atualmente a Liga Pro, principal escalão da AFP, e está na luta pela subida ao Campeonato de Portugal. Uma eventual promoção representaria mais um marco inédito para o clube do concelho de Lousada.

Partilhar