Os sócios da Associação Desportiva de Marco de Canaveses 09 decidiram, este sábado, 21 de dezembro, em Assembleia Geral, aprovar a alteração da denominação do clube para Futebol Clube do Marco.
A proposta recebeu 67 votos a favor e uma abstenção. Também foi aprovada a adoção do emblema original, marcando um passo importante para o resgate da identidade histórica da instituição fundada em 1927.
No entanto, a mudança ainda está dependente da aprovação por parte do Registo Nacional de Pessoas Coletivas, onde o processo será submetido.
O presidente da AD Marco 09, Eduardo Felipe, destacou a relevância da decisão dos sócios e os trâmites legais que ainda terão de ser ultrapassados.
“Já há algum tempo estávamos a trabalhar no sentido de avançar com a alteração do nome. É um processo que passa por registos centrais, tribunais, finanças e segurança social. Porém, antes de avançarmos mais, quisemos ouvir os sócios para evitar surpresas no futuro, como gastar recursos e, no final, termos uma votação contrária”, explicou.
O dirigente também sublinhou a importância de adotar o emblema original do FC Marco.
“O Futebol Clube do Marco teve dois emblemas ao longo da sua história, mas optámos pelo primeiro, o original. Acho que isso honra os fundadores, os nossos pais e avós, e reforça a ligação ao passado. O mais importante é que o Marco ganha com isso”, vincou.
Sobre os prazos para a oficialização da mudança, o Eduardo Felipe explica que é intenção da direção “começar a época 2025/2026 já como FC Marco, com o nome e o símbolo”.
“O processo está bem encaminhado. Algumas questões relacionadas à patente do clube foram rejeitadas pela comarca de Lisboa, o que nos dá confiança de que é uma questão de tempo para concluir a parte burocrática”, confessou.
Fundado em 1927, o Futebol Clube do Marco viveu o seu auge na década de 2000, período em que competiu cinco vezes na II Liga, com participações entre as temporadas 2000/01 e 2005/06.
No entanto, enfrentou graves problemas financeiros e encerrou as sua atividades no final da época 2007/08. A última temporada com uma equipa sénior foi em 2006/07, quando disputou a II Divisão Nacional.
Para colmatar o desaparecimento do FC Marco, surgiu, em 2009, a AD Marco 09, que iniciou a sua trajetória na 2.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AF Porto). Depois de várias subidas, alcançou as competições nacionais na época 2022/23.
Atualmente, ocupa o quinto lugar da Série B do Campeonato de Portugal e tem como objetivo atingir a Liga 3.