O confronto entre o ADC Várzea do Douro e o CRCD Varziela, da 13.ª jornada da Série 3 da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), agendado para domingo, 15 de dezembro, promete ser mais do que uma simples partida de futebol distrital, já que os treinadores das duas equipas são irmãos e, pela primeira vez, estarão em lados opostos no campo.
Para adicionar ainda mais intensidade a este duelo, o conjunto do Marco de Canaveses está a apenas um ponto da liderança e não pode vacilar na luta pelo apuramento para o ‘play-off’ de subida, enquanto o emblema de Felgueiras precisa de pontos para se afastar da zona de descida.
“Vai ser um jogo especial. Sem dúvida que será uma situação delicada, porque estamos a atravessar uma fase boa no campeonato. Eles estão numa situação pior, mas não podemos olhar às relações pessoais. Em campo só podemos procurar a vitória, porque é assim que tem de ser. Fui contratado para ganhar jogos e faço de tudo para os ganhar”, afirmou André Reis, técnico do ADC Várzea do Douro, ao site da AF Porto.
“Será um misto de emoções, porque temos uma relação muito próxima. Desde criança que somos os melhores amigos. Se perder posso ir para a zona de descida, por isso queria que ele perdesse desta vez, apesar de ele estar próximo do primeiro lugar. Mas preciso de pontos. Depois deste jogo quero que ele ganhe sempre e que seja campeão”, disse José Carlos Reis, treinador do CRCD Varziela.
Os dois irmãos têm um histórico de colaboração, o que faz com que conheçam bem as táticas um do outro.
“O meu irmão já foi meu adjunto e conhece-me muito bem, costumamos partilhar vídeos e tem alguns da minha equipa e eu da dele. Já terá feito a sua análise à minha equipa, conhecerá os pontos fracos e fortes, mas o nosso modelo de jogo vai ser igual. Vamos tentar surpreender em alguma coisa, a estratégica poderá mudar aqui e ali para tentar surpreender”, explicou André Reis.
“Temos falado de tudo na mesma, é só mais um jogo, acho que nem pensamos muito nisso. Domingo talvez nos vá cair a ficha, mas tem sido tudo normal. Não há grandes segredos, sempre passamos coisas um ao outro, conhecemos muito bem a equipa um do outro, dinâmicas e virtudes das duas equipas. Sabemos tudo um do outro”, completou José Carlos.
![](https://www.marcoensefm.com/wp-content/uploads/2024/12/AndreJoseCarlosReis2_2024.12.13-1024x741.jpg)
Entre amigos, o tema tem gerado conversa e até algumas provocações.
“Uns dizem que tenho medo de defrontar o meu irmão. Mas tento fugir à questão, porque é um assunto delicado, tento não pensar muito”, comentou José Carlos.
Já os familiares mantêm uma posição neutra: “Há dias perguntamos-lhes quem é que gostariam que ganhasse e eles respondem que o ideal seria o empate, mas para nós não pode ser assim, porque temos que defender os nossos interesses”, explicou André Reis.
No domingo, no Estádio da Raposeira, o jogo não será apenas mais um.
“Preciso dos pontos, não quero perder. Mas, depois deste jogo, desejo que ele alcance os seus objetivos”, revelou José Carlos.
“Perder em casa seria um golpe duro, mas como treinador tenho de focar nos meus jogadores e no que precisamos fazer para vencer. No fim, que vença quem jogar melhor”, concluiu André Reis.
O duelo entre ADC Várzea e CRCD Varziela está agendado para domingo, às 15:30.