Arrancou no passado domingo, 19 de outubro, a Liga Marcoense de Futebol Amador (LIMFA). Oito equipas vão competir pelo título. Sete transitam da temporada anterior (Maureles, Feira Nova, Avessadas, Manhuncelos, Carvalhosa, Sande e Cruzeiro), enquanto o Penha Longa regressa à competição após um ano de inatividade, ocupando a vaga do Gestaçô, que passou a disputar as provas da AF Porto.
Maureles – 3 Avessadas – 1
O bicampeão Maureles iniciou a defesa do título da Liga Marcoense de Futebol Amador (LIMFA) com uma vitória, por 3-1, sobre o Avessadas.
A equipa visitante adiantou-se no marcador por intermédio de Weigl, mas os ‘canarinhos’ empataram ainda antes do intervalo e confirmaram a reviravolta na segunda parte. Os golos do Maureles foram apontados por João Fonseca, Nelson e Leonel Teixeira.
O treinador Ricardo Pereira destacou “um jogo muito físico entre duas boas equipas” e considerou que o empate obtido perto do intervalo foi “o momento-chave da partida”.
O técnico do Maureles sublinhou a reação dos seus jogadores: “Na segunda parte estivemos melhor, ganhámos mais duelos e criámos mais oportunidades. Foi uma vitória justa”.
Do lado do Avessadas, Ricardo Magno lamentou a entrada em falso no campeonato, mas elogiou a atitude da sua equipa. “Preparámos bem o jogo e entrámos fortes, a controlar a partida. Depois do nosso golo, o Maureles cresceu e acabou por ser mais eficaz nas bolas paradas. O resultado é justo, mas o empenho dos jogadores deixa-me satisfeito”, afirmou o treinador, que já pensa na receção ao Penha Longa, adversário da próxima jornada.
Feira Nova – 3 Cruzeiro – 0

O Feira Nova também começou com o pé direito, vencendo em casa o Cruzeiro de Penafiel, por 3-0. João Soares, Mário Vieira e Marcelo Azevedo assinaram os golos da formação orientada por João Castro, que se mostrou satisfeito com a exibição: “Foi uma vitória importante, mas sabemos que há muito trabalho a fazer. A equipa esteve coesa, corrigiu erros durante o jogo e mostrou qualidade na segunda parte”.
Estreante no cargo de treinador do Cruzeiro, Diogo Ribeiro reconheceu a superioridade adversária: “A vitória do Feira Nova foi totalmente merecida. Faltou-nos intensidade e consistência, principalmente no meio-campo. É um resultado que serve de alerta para o que temos de melhorar”.
Manhuncelos – 1 Sande – 3

Outro dos vencedores da ronda inaugural foi o Sande, que foi a Manhuncelos bater a equipa local, por 3-1. Edu, Torterolo e Hugo marcaram para os visitantes, enquanto Nuno Ricardo reduziu para a equipa da casa.
O novo técnico do Sande, José Alves, valorizou o golo madrugador e a solidez defensiva: “Entrámos algo nervosos, mas o penálti convertido logo no início deu-nos tranquilidade. Fomos solidários e, mesmo depois de o adversário reduzir, mantivemos identidade e espírito coletivo”.
No Manhuncelos, Luís Miguel estreou-se como treinador principal e admitiu que o desfecho não foi o desejado: “Sabemos que cada deslize em casa pode custar caro. Tivemos oportunidades, inclusive um penálti falhado que nos podia ter relançado, mas o Sande foi mais eficaz e acabou por vencer”.
O encontro entre Penha Longa e Carvalhosa foi adiado para 21 de dezembro.
Saiba mais aqui:

