A AR Tuías alcançou uma vitória, fora de portas, frente ao líder AD Ancede, por 1-0, este domingo, 22 de dezembro, no jogo da 13.ª jornada da Série 5 da 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AF Porto).
O único golo foi apontado por Tiago Couto, aos 12 minutos, num encontro onde a equipa do concelho do Marco de Canaveses passou por alguma dificuldades para segurar a vantagem diante de um adversário que teve maior volume ofensivo.
Este resultado gerou análises contrastantes por parte dos treinadores. Enquanto Marco Vieira, técnico do AD Ancede, destacou o domínio da sua equipa durante o jogo, António Santos, treinador da AR Tuías, elogiou a resiliência e união do seu plantel.
Marco Vieira lamentou a derrota, mas elogiou o esforço dos seus jogadores:
“Em 90 minutos, houve só uma equipa a querer ganhar o jogo e essa equipa foi o Ancede. Parabéns ao Tuías, que foi eficaz e conseguiu fazer o golo. Tenho de estar orgulhoso dos meus jogadores, porque em 90 minutos só eles quiseram jogar a bola. A equipa do Tuías, a partir dos 25 minutos, caiu constantemente no chão e perdeu tempo. Estou orgulhoso dos meus jogadores pelo trabalho incansável. Parabéns ao Tuías, que levou os três pontos”, afirmou.
Já António Santos destacou o espírito coletivo e a importância da vitória para o grupo.
“Neste jogo, mais do que uma grande exibição, ou um grande jogo de futebol, foi a força de uma grande equipa. Estivemos unidos, lutámos por tudo. Tivemos três jovens de 19 anos a titulares, e um deles marcou o golo. Todos estiveram bem e lutaram. Tenho de dar os parabéns à minha equipa, porque, independentemente do Ancede ter atacado e rematado mais, a verdade é que a nossa equipa foi muito forte, unida e trabalhadora”, elogiou.
Santos sublinhou ainda o impacto emocional do resultado: “Precisávamos desta vitória, tanto por aqueles que estiveram connosco hoje, como por aqueles que gostariam de estar, mas não puderam por motivos de trabalho. Foi uma forma importante de fechar o ano”.
Com este resultado, a AR Tuías soma 23 pontos e partilha a terceira posição com o ARD Macieira. Já o AD Ancede mantém-se líder, com 26 pontos, agora em igualdade com o Freixo de Cima.
Ainda da jornada, o São Lourenço do Douro B recebeu e bateu o Sendim, por 3-1. Rodrigo Vieira, que bisou, e Rodri assinaram os golos do conjunto do Marco de Canaveses, que subiu ao 9.º lugar, com 14 pontos.
O FC Paços de Gaiolo perdeu na casa do Várzea FC B, por 1-0. É 11.º colocado, com 10 pontos.
O GDR Soalhães foi goleado no reduto do FC Lixa B, por 4-0, e continua na cauda da tabela, com quatro pontos.