O ADC Várzea do Douro é o novo líder da Série 3 da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), após uma vitória esmagadora, por 8-0, sobre o Águias de Figueiras, este domingo, 22 de dezembro, no encontro da 14.ª jornada da prova, disputado no Estádio da Raposeira.
A equipa de Marco de Canaveses aproveitou a derrota da AD Baião frente ao Caíde de Rei (0-1), no sábado, para assumir o topo da tabela, embora com os mesmos 30 pontos do rival.
Desde o apito inicial, o ADC Várzea do Douro demonstrou superioridade. Ao intervalo, já vencia por 4-0, com golos de César Antunes, Miguel Vieira, Jorge Pinheiro e Rafael Silva.
No segundo tempo, Jonas brilhou ao marcar os restantes quatro golos, selando um resultado histórico para a equipa que agora soma 11 jogos consecutivos sem perder no campeonato.
O treinador dos durienses, André Reis, expressou a sua satisfação após a vitória categórica.
“Estou muito contente com este resultado. Sabíamos que tínhamos de limpar um bocadinho a imagem do fim de semana passado. Apesar de todas as condicionantes, como tinha dito, não foi um bom jogo da nossa parte e hoje tínhamos que dar uma resposta positiva para o que tinha acontecido”, afirmou.
No início da temporada, o objetivo principal da equipa não era a promoção, mas o desempenho consistente tem vindo a mudar as metas.
“Tínhamos falado no início da época que o objetivo do Várzea não passava pela subida de divisão. Sabíamos que podíamos fazer um bom campeonato, mas não passava pela subida. Agora, a equipa tem estado bem, temos sido muito regulares, as coisas estão-se a proporcionar. Neste momento, ainda que com os mesmos pontos do Baião, estamos em primeiro lugar e não queremos nunca mais sair dele”, assumiu André Reis.
Por outro lado, Sérgio Calé, treinador do Águias de Figueiras, reconheceu a superioridade do adversário, mas mostrou confiança no futuro da sua equipa.
“É sempre triste quando perdemos, mas são apenas três pontos. Defrontamos uma excelente equipa, com ambições diferentes das nossas. Foi uma derrota dura, mas acredito muito na minha equipa jovem. Vamos começar já a trabalhar para, daqui a 15 dias, regressarmos com uma vitória para os nossos adeptos, que bem merecem”, disse.
O ADC Várzea do Douro tem 30 pontos, os mesmos da AD Baião, e um de vantagem sobre o GD Livração e dois sobre o SC Rio de Moinhos. No próximo sábado, 28 de dezembro, recebe o AC Vila Meã para a quarta eliminatória da Taça AF Porto.