O Campo de Férias da Associação Marco Autismo e Eu (AMAE), a única resposta existente no concelho de Marco de Canaveses totalmente adaptada a crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) durante a pausa letiva, está a acolher 13 participantes ao longo dos meses de julho e agosto.
A iniciativa foi visitada na manhã desta quarta-feira, 22 de julho, pela vereadora com o pelouro da Ação Social, Raquel Pereira, que se deslocou ao espaço instalado no Largo do Calvário, na antiga freguesia de Manhuncelos, atual União das Freguesias de Paredes de Viadores e Manhuncelos.
A visita de trabalho contou ainda com a presença do presidente da União das Freguesias de Paredes de Viadores e Manhuncelos, José Luís Carneiro, do presidente da AMAE, António Loureiro, e de uma técnica da Equipa Multidisciplinar de Apoio (EMA) do Município. O objetivo passou por acompanhar o funcionamento do projeto e identificar as necessidades da associação.

Para garantir o funcionamento desta resposta especializada, a Câmara Municipal atribuiu um apoio financeiro de cinco mil euros.
Durante a visita, Raquel Pereira destacou a importância deste projeto para as famílias. “Sabemos o desafio enorme que muitas famílias enfrentam no período de férias escolares. Os pais trabalham e, com frequência, veem-se aflitos sem saber onde e com quem deixar os seus filhos com garantia de acompanhamento especializado”, afirmou.

A autarca considerou que “respostas como esta da AMAE são cruciais para o bem-estar e desenvolvimento destas crianças, mas também para dar tranquilidade e suporte real aos seus pais”.
Raquel Pereira adiantou ainda que a elevada procura e a lista de espera reforçam a necessidade de aumentar a capacidade da resposta existente.
“Dada a elevada procura e a lista de espera existente, a prioridade do Município passa por continuar a articular esforços com a instituição para alargar a capacidade de resposta deste projeto no concelho”, concluiu.
