O Município de Amarante vai apoiar a participação de 22 alunos do concelho na 20ª edição da Universidade Júnior, promovida pela Universidade do Porto, entre os dias 6 e 10 de julho.
Os estudantes são selecionados com base no mérito e aproveitamento escolar e frequentam estabelecimentos de ensino público e privado do concelho. O apoio da autarquia inclui o pagamento da propina e o transporte.
A iniciativa destina-se a alunos do 9º ao 11º ano e proporciona uma experiência de contacto direto com o ambiente universitário, através da participação em atividades nas áreas das ciências, tenologias, humanidades, artes e desporto.
Considerada uma das maiores iniciativas nacionais de aproximação ao ensino superior, a Universidade Júnior permite ainda conhecer as 14 faculdades da Universidade do Porto, a Porto Busiess School e várias unidades de investigaçã.
A participação dos alunos decorre no âmbito do protocolo de colaboração entre o Município de Amarante e a Universidade do Porto, em vigor desde 2012.
Os estudantes interessados em participar por iniciativa própria podem inscrever-se através do portal da Universidade Júnior. O Município de Amarante assegura também o transporte destes participantes, mediante candidatura no formulário disponível online, a partir de 25 de maio e até ao limite das vagas disponíveis.

