TRAIL: Campeão Hugo Gonçalves homenageado pelo Município de Marco de Canaveses [C/AUDIO]

HugoGoncalves_2021.06.05

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses homenageou, na sexta-feira, o atleta Hugo Gonçalves que, a 15 de maio, se sagrou campeão nacional de Trail Ultra Endurance, depois de vencer o ‘Demo Trail’, em Vila Nova de Paiva, prova com um percurso de 100 quilómetros e com cerca de 4000 metros de desnível positivo.

A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo Hugo Gonçalves recebido a medalha de mérito e o voto de louvor do Município.

“Esta homenagem tem um significado muito grande. É sinal de que o meu trabalho é visto pelos órgãos máximos do nosso concelho, o que me deixa muito feliz. É o reconhecimento de todo o trabalho que tenho tido ao longo dos últimos anos”, adiantou o atleta que representa a equipa da ‘Furfor Running Project’.


Para a presidente da autarquia, Cristina Vieira, o tributo a Hugo Gonçalves também se deve ao facto de se tratar de um atleta que, enquanto organizador do Trail Bem Viver, “tem promovido a modalidade e que chegou a juntar, em cada uma das edições realizadas, cerca de mil atletas oriundos de todo o País”.

“A atribuição da medalha de mérito do Município é o agradecimento por tudo o que tem feito pela promoção de Marco de Canaveses e do desporto marcoense. Espero que esta homenagem sirva de motivação para outras e novas conquistas”, acrescentou.


Hugo Gonçalves irá ainda receber da parte do Município um apoio monetário no valor de dois mil euros, no âmbito do contrato-programa de desenvolvimento desportivo para atletas a competir individualmente, que será assinado na próxima sexta-feira, 18 de junho.

HugoGoncalves+Cristina_2021.06.05

“Em setembro do ano passado fizemos uma alteração ao regulamento para apoio a atletas individuais e, com esta alteração, vamos poder atribuir, neste caso, o valor financeiro máximo, que são dois mil euros, porque estamos a falar de um atleta campeão nacional e que vai representar a seleção nacional de Trail. Acho que é mais do que justo”, anunciou Paulo Couto, vereador com o pelouro do desporto da autarquia de Marco de Canaveses.


Hugo Gonçalves reconhece que o apoio financeiro que lhe será concedido é uma ajuda significativa para fazer face às necessidades de uma modalidade que “é muito dispendiosa”.

“Temos as provas, as deslocações, os treinos, os suplementos alimentares, sapatilhas. Por exemplo, para uma prova de 100 quilómetros, tive meses a fazer mais de setenta horas de treino, o que desgaste muito material. Depois o calçado de montanha é muito caro. Tudo tem preços elevados”, explica.


Hugo Gonçalves será também um dos embaixadores de Marco de Canaveses na área do desporto, um estatuto que será reconhecido no “plano estratégico de desenvolvimento desportivo”, cujo documento “está concluído e que será apresentado brevemente”, revelou Paulo Couto.


Ao sagrar-se campeão nacional, o atleta marcoense ganhou direito a representar a seleção portuguesa de Trail Running na primeira edição do Campeonato Mundial da modalidade, que se vai realizar entre 11 e 14 de novembro, em Chiang Mai, Tailândia.