Penafiel: Município assinala Dia do Ambiente com conjunto de iniciativas

Cartaz_Ambiente_2021.05.24

A Câmara Municipal de Penafiel vai celebrar o dia do Ambiente, propondo um conjunto de iniciativas, que se realizarão ao longo do mês de junho.

O Dia Mundial do Ambiente, cuja data é assinalada a 5 de junho, é um evento que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar a população para comportamentos menos corretos que põem em causa a saúde do planeta.

De 1 a 5 de junho, o município vai incentivar a comunidade à troca de pequenos equipamentos eléctricos e eletrónicos por plantas e ecopontos.

A programação conta ainda com 3 Webinars dedicados à temática do Ambiente.

A autarquia lançou também o desafio “Jardins em Movimento”, uma 2ª edição subordinada ao tema “Os rios de Penafiel”.

Esta iniciativa dá oportunidade às Escolas e IPSS’s do concelho de conceberem jardins em suporte móvel e que possam estar expostos nos jardins e passeios da cidade, usando plantas/flores naturais ou privilegiar a reciclagem/reutilização de materiais.

O resultado final será conhecido no dia 4 de junho, às 15:00, com a exposição “Jardins em Movimento”, na Avenida Egas Moniz, em frente ao Jardim do Calvário.

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, o Município vai promover o evento “Leitura no Jardim do Clavário”, destinado a todas as crianças.

Às 11:00, um técnico da Biblioteca Municipal de Penafiel vai ler uma história alusiva ao dia do ambiente, no jardim do Calvário. No final da história um técnico da divisão de ambiente faz uma breve apresentação do jardim do Calvário com dados importantes sobre a história, o desenho e a biodiversidade deste espaço na cidade de Penafiel.