Paredes: Festival de Artes homenageia mestres da madeira [C/AUDIO]

FestivalMadeira_2022.09.23

O 1º Festival de Artes em Madeira de Paredes, a realizar de 24 de setembro a 9 de outubro, evidencia a importância desta atividade e homenageia os mestres e artesãos ligados às artes da madeira.

A organização é do Município de Paredes que procura dar a conhecer a evolução da indústria do mobiliário do concelho, cruzando um conjunto de iniciativas.

“Vamos ter roteiros, oficinas, seminários, parcerias criativas e uma exposição de pintura numa industria de mobiliário, a propósito dos ‘100 Anos de Saramago’, com curadoria de Valter Hugo Mãe. É uma serie de iniciativas que pretendem celebrar as artes da madeira e homenagear os mestres”, começa por referir Beatriz Meireles, vereadora da cultura e turismo do Município de Paredes.


Chamada a envolver-se neste projeto, a comunidade paredense tem vindo a corresponder ao desafio da autarquia.

“Ficamos muito contentes por perceber que, consoante o tempo vai avançando e as noticias vão chegando, mais artesãos acabam por chegar ao nosso contacto e isso é ótimo”, salienta.

A expetativa em torno do Festival de Artes da Madeira “é grande”, admite a vereadora.

“Nós esperamos que esta envolvência seja global. Este património imaterial deve ser transmitido de geração em geração, e estes roteiros têm uma natureza experimental associada ao turismo industrial que estamos a construir, e cuja sede mãe será no museu do mobiliário que já temos projetado”, conclui.


A abertura da 1.ª edição do Festival de Artes em Madeira de Paredes (FAMP) acontece, dia 24 de setembro, às 8:30, com o primeiro de quatro roteiros temáticos pelo território que levam os visitantes a “viajar pelo mundo da madeira e do mobiliário em Paredes”.

Os roteiros são gratuitos, limitados à inscrição prévia no site festivaldasartesemmadeiradeparedes.pt ou formulário no site do Município de Paredes.