Marco/Baião: Autarcas visitaram área de diagnóstico e tratamento Covid-19 [C/AUDIO]

ADCMarcoBaiao_2020.04.03

A Área de Avaliação e Tratamento de Doentes Covid-19 (ADC) do Marco de Canaveses está preparada para fazer diagnóstico e tratamento a doentes oriundos do Marco e Baião, com sintomatologia associada à doença.

O espaço, situado numa área anexa ao Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, está equipada com sala de enfermagem, sala de nebulizações e serviço de radiologia.

Este equipamento recebeu ontem a visita dos autarcas de Marco e Baião, Cristina Vieira e Paulo Pereira, respetivamente, do diretor clínico da unidade hospitalar, Agostinho Marques, e das duas delegadas de saúde.

Aos jornalistas, Cristina Vieira explicou que aquela área faz “a avaliação médica e se o doente requerer alguns cuidados específicos é encaminhado para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel”


“Os doentes que não requerem qualquer tipo de tratamento específico ou com mais cuidado, são encaminhados para o seu domicilio, fazendo o seu tratamento em casa”, acrescenta.

Paulo Pereira, por sua vez, elogiou o comportamento das populações do concelho, “que tem contribuído para que a progressão da curva esteja muito mais ligeira”.

“Acho que é nestas altura que devemos também valorizar a forma como temos sabido juntar-nos todos, não só municípios, mas com outras entidades no sentido de encontrar respostas efetivas”, elogiou.


Agostinho Marques, diretor clínico do Hospital da Misericórdia do Marco de Canaveses, sublinhou as vantagens de ter aquela área na instituição, dado que “é um lugar distinto do centro de saúde, porque a população desta região continua a ter todas as outras doenças”.

“Nós na Misericórdia tivemos que parar várias atividades, de maneira que foi possível alocar este espaço para outro fim e cedê-lo. Tem a vantagem adicional de que temos aqui radiologia. É imperativo conseguir parar o problema aqui no Marco e não exportar para o Hospital de Penafiel, que já está cheio de doentes”.


No primeiro dia de funcionamento da ADC Marco de Canaveses – Baião, foram atendidos cerca de 11 suspeitos de COVID-19, cujos testes serão efetuados a 11 de abril.

Este serviço funciona todos os dias úteis, entre as 8:00 e as 20:00, e aos fins-de-semana e feriados, entre as 9:00 e 14:00.

[Foto: Tamegasousa.pt]