Marco de Canaveses: Utentes e profissionais de IPSS serão testados à Covid-19 até inicio de maio [C/AUDIO]

Testes_2020.04.24

Até ao início de maio, todos os profissionais e utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Forças de Segurança e de Proteção Civil do Marco de Canaveses vão fazer testes de despistagem à Covid-19.

A medida vai abranger “677 utentes e 277 funcionários” das IPSS, uma população que “é uma preocupação para o Município”, anuncia Cristina Vieira, presidente da autarquia marcoense.

Os testes serão feitos por “quatro equipas de enfermagem” que receberam formação através do Laboratório Synlab, que presta serviço no Covid-drive instalado no Estádio Municipal de Marco de Canaveses, e serão “coordenados pelas delegadas de saúde concelhias que irão definir as instituições e os grupos de maior risco”.


“É uma estratégia de saúde pública. Os testes vão ser feitos de acordo com regras. Por exemplo, os utentes vão fazer testes dois dias antes das colaboradoras entrarem ao serviço, para terem a certeza que quando o fizeram não estão contaminadas”, explica.

Cristina Vieira revela ainda que, no inicio de maio, “este plano vai também ser implementado junto das forças de segurança e proteção civil”.