Marco de Canaveses: Paróquia de Penha Longa e Município assinam protocolo de colaboração [C/AUDIO]

ObraPenhalonga_2021.08.16

A Fábrica da Igreja da Paróquia de Penha Longa e o Município de Marco de Canaveses assinaram um protocolo, no passado sábado, tendo em vista o arranjo urbanístico envolvente à Igreja e alargamento da Avenida Dr. Miranda da Rocha.

O documento estipula que a paróquia cede um parcela de terreno que permitirá a expansão da via pública, conhecida como “curva do adro da Igreja”, atualmente com pouca visibilidade e sem passeios.

Em contrapartida, a autarquia financia a construção de “um novo acesso ao adro da Igreja de Penha Longa e um anfiteatro ao ar livre”, que será edificado num terreno adjacente, explica o pároco de Penha Longa, Pedro Oliveira.


“No fundo, trata-se de uma permuta, uma cedência das duas partes. A paróquia cede uma parte do adro e a Câmara faz o alargamento da curva, faz um novo adro e comparticipa nessa ajuda. O valor de 400 mil euros, é um valor que se ajusto àquilo que lá vai ser executado. É uma obra que, certamente, vai encher de orgulho, não apenas os habitantes de Penhalonga, mas também do concelho de Marco de Canaveses”, sustenta.

CurvaDoAdro_2021.08.16

A obra, desejada “há vinte anos, vai agora a concurso público. O prazo de execução é de 10 meses. No entanto, o Padre Pedro Oliveiro garante que “o mais importante, neste momento, era assinar um protocolo entre a Câmara e a paróquia”.


“Agora vai obedecer aos trâmites legais, vai ter que ir a concurso público, uma vez que é uma obra executada pela Câmara Municipal. Depois de entregue, a obra tem um prazo de dez meses para a sua execução. Se tudo correr, dentro daquilo que está previsto, daqui a um ano estaremos a inaugurar a obra”, conclui.