Marco de Canaveses: Obras de conservação da Igreja de Santo Isidoro iniciam esta semana

Igreja_Santo_Isidoro_2021.03.01

As obras de conservação e salvaguarda da igreja de Santo Isidoro, em Marco de Canaveses, começam esta semana. A assinatura do auto de consignação da empreitada está agendada para esta terça-feira, 2 de março, às 15:00.

A intervenção, com o prazo de 180 dias, irá incidir nas coberturas, paredes, vãos, pavimentos e tetos da igreja, bem como na valorização do adro.

A empreitada representa um investimento de cerca de 162 mil euros, cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020 (Norte 2020), e em 15% pelo Município de Marco de Canaveses, no âmbito da operação “Rota do Românico: Património, Cultura e Turismo – Tâmega”, apresentada pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega.

A Igreja de Santo Isidoro, cuja construção remonta à segunda metade do século XIII, inscreve-se num cruzamento de influências estilísticas disseminadas a partir de três áreas principais do românico português: Porto, Braga-Rates e bacia do Sousa.

Em 2010, a Igreja de Santo Isidoro foi integrada na Rota do Românico e, em 2013, foi classificada como Monumento Nacional.